TVT em cães e gatos

27 novembro, 2014

Você sabia que existe um tipo de tumor entre cães que é transmitido pelo simples contato? Infelizmente esta é uma realidade com a qual convivemos todos os dias. A Bruna, inclusive, resgatou recentemente dois cães que foram diagnosticados com este tumor. Por conta disso, resolvemos esclarecer melhor essa doença.

Este tumor é conhecido como tumor venéreo transmissível (TVT). É encontrado tanto em machos como em fêmeas e a transmissão ocorre pelo contato físico entre as superfícies do tumor de um cão acometido com as de um animal saudável. É mais comum isso ocorrer durante a cópula, mas também pode acontecer quando um cão fareja, lambe ou morde os nódulos de um outro cão. Na maioria dos casos, o crescimento do tumor é visto nos órgãos genitais, mas pode surgir facilmente em outras regiões, como nariz, boca e ânus.

Como o TVT tem esse caráter de ser transmitido pelo contato, normalmente o observamos nas superfícies e se manifesta como formações de diferentes tamanhos, irregulares (lembrando até uma couve-flor), avermelhadas e que geralmente sangram.

Este tipo de tumor é mais observado em cães sexualmente ativos – principalmente animais de rua. Não costuma gerar metástase, exceto em filhotes e cães com o sistema imune muito debilitado. O diagnóstico é feito através de citologia ou de biópsia. O tratamento existe e não é cirúrgico: o mais indicado é com quimioterapia e normalmente a taxa de remissão do tumor é bastante alta.

Caso seu animal apresente algum sintoma, entre em contato com um médico veterinário.

por Dra. Andrea Chemin

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentário:TVT em cães e gatos

  1. Thuany B.

    Ao autor anônimo, parabéns pelo texto! Não tinha nem ideia de que isso existia antes de ver aqui no blog! Beijos :*

  2. Thuany B.

    Agora vi a tag da Dra Andrea! Parabéns doutora! O texto ficou muito bom! Não tinha nem ideia de que isso existia antes de ver aqui no blog! Beijos!

  3. viviane

    Oi Bruna, ontem fiquei bastante triste, levei o nosso Bethoven na Veterinária, pois ele esta pingando sangue pelo órgão genital dele e descobri infelizmente que ele esta com TVT. Nossa o que já chorei…. Aparentemente ele esta bem, esta alimentando bem, brincando, o problema é o custo do tratamento, que eu não tenho. Não sei o que vou fazer….

  4. viviane

    Bruna, nosso Bethoven ja esta fazendo o tratamento. Quimioterapia, essa semana será a segunda seção de seis. Graças a Deus consegui recursos para fazer o tratamento dele. Vamos torcer pra termos um final feliz nesta historia. Bjão.

  5. viviane

    Dra. Andrea: Fiquei com uma duvida: Gatos tb podem ter TVT? Um cachorro pode transmitir através do contato para um gato?

  6. MARIA HELENA COSTA DE ANDRADE

    Cachorros que tiveram tvt recentemente, podem ser castrados?

  7. MARIA HELENA COSTA DE ANDRADE

    Amo tanto os animais! Tenho 10 cachorros e uns 20 gatos.Infelizmente não tenho como adotar, mais, nenhum bichinho. Já tenho 61 anos e caso, bata as botas, sei que todos eles vão ficar na pior. Aqui, já teve de tudo. Cinomose, TVT, Doença do carrapato(a mais constante). Eu e minha irmã gastamos o que não podíamos. Cinomose perdemos 3 e dois tivemos que fazer Aculpuntura para andarem. O outro ficou com tremedeira em uma das pernas, mas como corre o danadinho.Um deles, o Mec, tem artrose por todo o corpo e infelizmente não anda mais e não pode ser operado. Tem mais de 13 anos e não tem musculatura alguma. Mas todos aqui em casa ajudam a pegá-lo para beber água e fazer suas necessidades fora de casa. Faria tudo de novo se fosse mais jovem. Mas todos já passaram dos 50. Mas eu sempre peço aos amigos:NÃO COMPRE, ADOTE E AME SEU BICHINHO!

• Assuntos Relacionados •