Unhas frágeis

6 dezembro, 2012

Uma queixa muito comum no consultório de dermatologia são unhas fracas, quebradiças, que não crescem, etc. Dai surgem as dúvidas: usar esmalte faz mal? Esmalte vermelho é melhor? O que fazer?

Sob o aspecto dermatológico, o primeiro passo é excluir a existência de doenças que causem tais sintomas, o que ocorre na minoria dos casos. Dentre elas, as micoses são as mais frequentes. Raramente são necessários exames complementares e uma avaliação cuidadosa pode definir o diagnóstico.

O segundo passo é verificar se a alteração nas unhas não é secundária a alguma outra causa. Doenças metabólicas, como o hipotireoidismo, diabetes, e deficiências nutricionais, como a anemia, carência de ferro e outros oligoelementos, podem contribuir.

Em uma parte considerável dos pacientes, tudo isso está normal e não encontramos uma causa específica. Cabe, então, o tratamento.

Os esmaltes, independentemente da cor, fazem uma barreira que dificulta a hidratação das unhas, com isso, elas enfraquecem. Uma medida inicial é ficar sem esmalte temporariamente e aplicar um hidratante nas unhas várias vezes ao dia. Se houver desidratação, as unhas devem melhorar. Outra possibilidade de tratamento são as bases fortalecedoras, manipuladas ou de indústrias farmacêuticas, que são diferentes das bases meramente cosméticas pois contem elementos específicos. Caso haja boa resposta, deve ser mantida por mais alguns meses. Existem ainda os nutracêuticos, que são vitaminas e oligoelementos específicos em comprimidos para o fortalecimento das unhas e cabelos, que podem ser associados aos demais tratamentos.

Vale lembrar que as unhas respondem lentamente aos tratamentos. Portanto devemos aguardar em média de 1 a 3 meses para avaliar sua eficácia.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Meninas, eu já dei algumas dicas de bases fortalecedoras AQUI, AQUI, AQUI e AQUI

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentário:Unhas frágeis

  1. van

    Oi Bru, meu dermatologista me indicou bepantol, além da cutícula ficar hidratada percebi que minhas, unhas estão mais durinhas.
    Sempre passo bepantol nas unhas( gosto de passar quando vou dormir)esfrego nas unhas e deixo um pouco nas laterais e cutículas e sempre um dia antes de fazer as unhas eu tiro o esmalte, para deixar a unha respirar e passo bastante bepantol, isso adiantou muito, minhas unhas não cresciam e ficava descamando, hoje minha unha está grande e forte!!!!
    Beijos

    • Dani

      Adorei essa dica do bepantol!!! Vou testar!!!

  2. Fer

    Adorei a dica! isso acontece demais com as minhas unhas :/
    Thanks
    Beijos

    http://blogmeandthecity.com/

  3. Mariana

    Bru, eu já passo bepantol, mas queria tomar também alguma vitamina! Será que você poderia dizer alguns nomes?

    Bjs!

  4. Fernanda

    Par quem for viajar, a Sally Hansen tem uns produtos maravilhosos para problemas como esse!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  5. julia

    Bru, Eu tenho alergia a esmalte e elas estao muito fraca, qual base fortalecedora você me indica.

  6. Vi

    Hidratar celula morta é estranho ;s

  7. Dilla Braga

    Bru eu sofro com esse problema. Meu ginecologista me passou a vitamina Emama, pois as bases manupuladas naõ resolveram. Abraços

  8. Andreia

    Olá Bru.

    Eu fiz exames de sangue e um deles foi de ferritina, e o resultado foi um pouco abaixo do normal, então eu tomei ferro por uns 3 meses jutamente com suco de laranja e minha ferritina subiu muitoooo.
    Foi o dermatologista que indicou.

    Tomar o ferro não é muito agradável por causa do gosto, mas é importante.

    Beijos

  9. Fran

    Aconteceu cmg, eu nunca ficava sem esmalte nas unhas do pé.
    Ficaram todas com pintinhas branca…horrivel!
    Fiquei 2 meses sem esmalte e saiu tudo…resultado : a unha nao respirava tadinha =~
    Bjs bru

  10. Mariana

    Bru, nesta sua coluna podia ter dicas para queda de cabelos! conheço muitas pessoas que sofrem com isso, inclusive eu, e uma dica de um profissional capacitado ajudaria muito! Eu por exemplo ja tentei remedio via oral, shampoos de varias marcas, sprays… Fico na duvida do que usar, se tem varios tipos de quedas, essas coisas. Beijos

  11. Aline Baía

    Gentee!!! As minhas unhas estavam fracas e descamando…comecei a usar uma base e hidratar com benpantol e aquela cerinha da granado. O nome da base é a da La Beauté, da Avec-Tratamento para unhas fracas. Segue o site: http://www.aveccosmeticosebeleza.com.br/laBeaute.html

    É óootima! Minhas unhas tão enormes e fortes! Vale cada centavo! 🙂

  12. Cris

    Ola… Gostaria de saber se o bepantol e o Dermo??? Abraços

• Assuntos Relacionados •