Vitiligo

28 novembro, 2012

Muitas pessoas tem medo desta doença, até mais que do câncer. Outras já encaram numa boa, quase como uma característica própria. Mas, afinal, o que é o vitiligo?

O vitiligo é uma doença restrita à pele, caracterizada por manchas sem pigmento (acrômicas), sem padrão definido de forma ou tamanho, nas diversas áreas do corpo. Atinge cerca de 1% da população mundial e acomete todas as raças. A prevalência em homens e mulheres é semelhante e a média de idade de surgimento é aos 20 anos.

A causa ainda é desconhecida, mas os principais fatores envolvidos são:

  • Auto-imunidade: no vitiligo há perda das células da pele que produzem o pigmento (melanócitos) e muito provavelmente é o próprio organismo que causa essa destruição, o que configura a auto-imunidade; além disso, o vitiligo está associado a outras condições auto-imunes, como as tireoidites.
  • Genética: familiares de pacientes com vitiligo tem maior chance de desenvolver a doença.
  • Ambientais: a maioria dos pacientes associa o início do vitiligo à algum fator externo, como o estresse; o trauma, atrito local pode desencadear novas lesões.

Imagina-se que haja muitos outros fatores não conhecidos até momento, isso torna o tratamento difícil e a cura, distante.

Um aspecto pouco falado, mas muito importante do paciente com vitiligo é o psicossocial, especialmente numa sociedade em que a aparência tem um grande apelo. Por ser uma condição notável, o próprio paciente se incomoda e, infelizmente, ainda há discriminação por mero desconhecimento. Isso pode gerar isolamento social e até depressão.

Devemos sempre ter em mente que o vitiligo é uma condição como todas as outras, que merece atenção, tratamento e suporte. Pacientes com vitiligo também devem se lembrar que é uma condição restrita a pele, não limitante, e seguir a vida livre de preconceitos e com alta auto estima.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentário:Vitiligo

  1. Fernanda

    Bru, e muito bom saber mais sobre doencas como essa! Beijos Fe. Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. angelica

    muito bom o post
    beijos

    http://www.tracasebaratas.blogspot.com
    boutiquefiosdeouro.tanlup.com

  3. Léia

    Oi Bru, acompanho o seu blog todos os dias, mas nunca comentei. Gostaria que soubesse que é o melhor, justamente por abordar tantos assuntos que nos incomoda. Obrigada e gostaria de aproveitar e pedir pra falar sobre coisas íntimas de mulher, como a candidíase. Tipo, o que é, como tratar, se é transmitida ou não. Beijos e que Deus continue abençoando vc e todos os seus projetos, sonhos…

  4. Fabricia Generozo

    obrigada Bru por posts como esse!! bjs

  5. Larissa

    Ótimo tema Bru, tenho uma amiga que sofre preconceito por conta do vitiligo, claro que vindo da parte de pessoas ignorantes e muito mal informadas!

• Assuntos Relacionados •