dog-mouth

Você já abriu a boca do seu bichinho de estimação? Você pode ter uma surpresa!!!

A doença periodontal é uma doença inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e de sustentação dos dentes. É o problema de saúde mais comum em animais de estimação. Cães e gatos são particularmente propensos a doenças dos dentes e da gengiva. Com 3 anos de idade, 80% dos cães e 70% dos gatos mostram sinais de doença periodontal, segundo a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária.

Dentes normais devem ser brancos ou um pouco amarelados em ambos, cães e gatos. As gengivas devem ser rosadas e lisas (exceto em raças com pigmentação).

A doença periodontal começa com o acúmulo de placa bacteriana que é uma pelicula que se adere à superfície dentária. Com o passar do tempo, ela se mineraliza, formando os cálculos dentários (tártaro). A primeira reação da cavidade oral é a gengivite (inflamação da gengiva), que, quando crônica, pode passar para uma periodontite (destruição do suporte dentário), levando à perda dos dentes. É possível visualizar gengivas avermelhas, inchadas e sensíveis, além de halitose (mau hálito) e sangramento. A inflamação e infecção associadas à doença periodontal podem causar danos a outros órgãos, tais como o coração, rins e fígado.

A dor local impede que o animal coma alimentos duros como ração seca e, em casos mais avançados, pode deixar de comer pelo desconforto. Além da mudança no hábito alimentar o proprietário pode notar o animal com desconforto, arranhando a face ou a boca, além de ficar apático. Porém gatos podem não apresentar sintomas. Eles dificilmente passam a pata na face mesmo com os dentes soltos ou com abscesso.

O correto é escovar os dentes dos animais para evitar a formação da placa bacteriana. O ideal é fazer a escovação diariamente. O animal deve ser acostumado aos poucos a ter sua boca manipulada e ser sempre agradado após a escovação. Pode ser um carinho, um passeio, ou até mesmo um biscoito. A escovação deve ser feita com pasta de dentes veterinária.

Quando há presença do cálculo dentário, a escovação já não é mais eficiente para remove-lo. Nesta fase o tratamento periodontal já é indicado.

O tratamento periodontal consiste em uma raspagem dentária realizada pelo Médico Veterinário com curetas e ultrassom. A raspagem é feita nos dentes e também no sulco gengival (embaixo da gengiva). Após a raspagem os dentes devem ser polidos. Em casos mais avançados os dentes podem ter mobilidade (conhecido popularmente como “dente mole”), sendo necessária a extração. Alguns animais necessitam de radiografias intra-orais para avaliação completa da boca.

Um dos obstáculos enfrentados pelo proprietário para fazer o tratamento periodontal é a anestesia. Os nossos animais de estimação não vão apenas sentar e abrir a boca para ter seus dentes limpos como os humanos. Os procedimentos odontológicos necessitam de anestesia geral para serem realizados. Com isso muitos donos de animais não aceitam fazer o procedimento. Sem o animal estar anestesiado é impossível fazer a limpeza correta com o ultrassom e o polimento de todos os dentes. Sem contar com os precodimentos mais invasivos, como extrações. Embora sempre haja riscos com a anestesia, estes podem ser minimizados com uma avaliação pré-anestésica, incluindo exames de sangue e do coração. Tenha em mente que deixar a doença periodontal não tratada pode apresentar um risco muito maior do que a anestesia.

Sempre leve o seu animal à centros de Odontologia Veterinária especializados!!

Assista AQUI uma ótima dica de escovação.

Tags: , , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

17 Comentário:Você já abriu a boca do seu bichinho de estimação?

  1. Luana

    Adorei a dica! Tenho seis gatos e vou ter que adquirir esse hábito, tomara que eles aceitem… Beijos!

    • Bru Pacífico

      Nossa quantos gatinhos Luana, que delícia!!
      Boa sorte hehe!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Natália

    Ixi, Bru! Tenho uma labradora de 10 meses suuuuper espuletinha! Vai ser difícil conseguir fazê-la ficar quietinha para escovar… mas vou ter que tentar!
    Obrigada pela dica! ;o)
    Nat
    http://www.blogdalagattinha.blogspot.ch

    • Bru Pacífico

      Realmente é difícil no começo Natália, mas com o tempo eles se acostumam!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. Luana

    Que bacana a sua dica !!!
    Estou postando looks e acessorios de Los Angeles,
    Check it out:

    http://www.thegavlaks.com

  4. Giulliana

    Adorei o post, muuuito útil!!!! Adoro aprender mais cuidados com os nossos bichinhos!
    Que fofinha a Frida, hihihihihihi, vontade de pegar pra mim!
    Beijos, Bru!

    • Bru Pacífico

      É muito importante cuidar da saúde deles, né Giulliana!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  5. Lara

    Que bacana, Bru! Eu, particularmente, não sabia de nada disso… minha cadelinha tem 10 meses e nunca fiz escovação nela… uma dúvida, talvez boba: essa pasta de dentes veterinária pode ser engolida? Eu escovo os dentes dela e pronto, ou precisa de algum enxague depois? Muito obrigada! beijos

    • Laurence

      Oi Lara! A pasta de dentes veterinária é especial porque não contem flúor, por isso pode ser engolida e não precisa de enxágüe. Algumas tem sabores de carne e eles adoram!!! Boa sorte na escovação!!

  6. Fernanda

    Adorei a dica!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  7. Gabriella

    Bru preciso da sua ajuda, moro em apartamento e tenho uma cachorra e faz 2 meses ela pegou pulga -não sei como. Já levamos várias vezes no veterinário para passar remédio, toda semana ela toma banho com shampoo anti pulga e nada de sair..
    Tem alguma dica?

    Beijos

    • Laurence

      Oi Gabriella! Existem vários produtos anti pulgas no mercado, a maioria você passa na nuca do animal e deve ser repetido a cada 30 dias. Algumas vezes o ambiente também está infestado e pode ser necessária a dedetização.

  8. Maria Victoria

    Eu nunca consegui abrir a boquinha da minha cachorra … ela não deixa.
    beijos

    • Bru Pacífico

      Realmente é difícil no começo, mas aos poucos ela acostuma!!
      Beijos
      Bru

  9. Yohana

    Excelente post!!! Parebéns! Vou levar minha cachorrinha urgentemente para fazer a limpeza nos dentinhos! Bjos

    • Bru Pacífico

      Oi Yohana,
      É sempre muito importante levar nossos animais para fazer a limpeza nos dentes.
      Que bom que gostou do post, nosso querido colunista Laurence só aborda assuntos legais e úteis, né!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

• Assuntos Relacionados •