A Dirofilaria é popularmente conhecida como verme do coração. É um parasita que pode chegar a ter 15 centímetros de comprimento e fica alojado no coração de cães e gatos. A transmissão acontece de um animal para outro por meio de um mosquito. Ele se alimenta do sangue de um animal infectado e passa para outro saudável. O mosquito é observado principalmente no litoral e áreas com lagoas e represas.

Os sintomas mais comuns são tosse e cansaço, mas muitos são assintomáticos. Também podem apresentar emagrecimento, anemia e aumento do volume do abdome. O diagnóstico é feito com exames de sangue e, hoje em dia, existem exames rápidos para a pesquisa do parasita. Os vermes também podem ser vistos no Ecocardiograma, que é um ultrassom do coração.

O tratamento é difícil e no Brasil não temos a droga específica para o tratamento do verme, mas temos como melhorar os sintomas clínicos. Por isso, devemos nos preocupar com prevenção. Se o seu animal vive ou frequenta o litoral brasileiro, se mora em uma área com muitos mosquitos e mata Atlântica, ele pode estar doente. A indicação é de se fazer exames de sangue anuais e medicações preventivas mensais. Pergunte ao seu Médico veterinário qual é a medicação mais indicada para o seu animal!

por Dr. Laurence Von Galen

Verme no coração cachorro

G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Você sabe o que é Dirofilariose?

  1. Fe

    Dessa eu não sabia!
    Adoro estes posts informativos!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades:
    http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. Scheyla

    Nossa, nunca tinha ouvido falar disso… esse post foi ótimo!
    bjs

• Assuntos Relacionados •