Hoje vamos falar de um problema bastante sério que algumas pessoas nem imaginam que cães e gatos possam ter: hipertensão. A hipertensão basicamente é o aumento da pressão arterial sanguínea. Alguns estudos mostram que entre 0,5 e 10% dos cães podem ser hipertensos, sendo a maioria animais adultos e idosos.

Esse problema pode causar sérios danos ao animal, como AVC, convulsões, sangramentos, descolamento de retina (que pode levar à cegueira), insuficiência renal, entre vários outros.

Geralmente, o animal fica hipertenso devido a algum problema do coração ou dos rins ou por doenças endócrinas (como diabetes e hiperadrenocorticismo).

A mensuração da pressão arterial em cães e gatos é feita de maneira semelhante à feita em humanos. É um procedimento bem rápido e simples: só é necessária uma aparelhagem especial chamada doppler. Colocamos uma foto abaixo para ilustrar melhor.

Hipertensão em Cães

Hoje temos várias opções de medicamentos para o tratamento da hipertensão, porém isso deve ser feito em conjunto com o tratamento daquilo que originou esse problema.

O mais indicado é que a mensuração da pressão dos pets seja feita anualmente a partir dos 5 anos de idade. Dessa maneira, é possível fazer um diagnóstico mais precoce, buscar a causa da hipertensão e iniciar o tratamento o quanto antes, evitando assim todos os danos que a hipertensão pode trazer.

G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Assuntos Relacionados •