Os felinos também podem ter uma “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, como a AIDS humana, mas causada por um vírus específico que só acomete felinos. A AIDS felina é causada pelo FIV (Feline Immunodeficiency Virus, ou seja, Vírus da Imunodeficiência Felina). Não existe risco de transmissão para os humanos. Os dois vírus (felino e humano) tem comportamento tão parecido que médicos usam o FIV para estudos do HIV.

A transmissão ocorre por mordeduras e arranhaduras. A chance de infecção é maior para gatos machos que têm acesso à rua , pois além de terem contato com gatos desconhecidos, a possibilidade de briga é maior defendendo seu território ou disputando uma fêmea. Inclusive, a transmissão do vírus também ocorre durante o coito, mas não é a via mais comum.

A AIDS nos felinos pode ter uma evolução silenciosa e um gato infectado por FIV pode ficar bem por muitos anos. No entanto, a infecção gera diminuição da imunidade e o gato pode ficar desprotegido contra infecções que chamamos de secundárias. Bactérias, virus, fungos e protozoários que estão no ambiente tornam-se um risco muito maior para um gato infectado pelo FIV.

Os sintomas da infecção pelo FIV podem ser imperceptíveis por muito tempo. Podemos ver o pelame ressecado, perda de apetite, inflamação das gengivas, infecções respiratórias e urinárias, diarréia e inflamações oculares. O FIV também pode aumentar a chance do gato ter câncer, como o linfoma, por exemplo.

O diagnóstico é feito com testes de sangue. É muito importante saber se o seu gato é positivo ou não, principalmente se for um gato novo, pego na rua.

Como na AIDS humana, não existe um tratamento eficaz que elimine o FIV. Existe uma vacina, mas além dela não ter sua eficiência comprovada, não está disponível no Brasil.

A forma de manter o seu gato protegido é não deixá-lo sair na rua. E se pegar um gato novo, teste-o antes de juntá-lo aos outros.

Fique sabendo, faça o teste!

por Dr. Laurence Von Galen

Blood-Bank-Cat-5620

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentário:Você sabia que o seu gato pode ter “AIDS”?

  1. Fe

    Adoro esse tipo de post, que fala sobre doenças de animais!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades:
    http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. ZELY

    Você sem dúvida alguma tem o blog mais útil.Parabéns!!!Ah e obrigada pelas informações.Bjs!!!

    • Bru Pacífico

      Obrigada pelo carinho e atenção Zely!
      Beijos
      Bru

  3. Carla Antoni | Um Doce Dia

    Nossa, que doença séria, nunca havia escutado falar!!!! Que ótimo post!

    :****

    http://www.umdocedia.com.br

    • Bru Pacífico

      Que bom que gostou Carla! É muito importante saber de todos os tipos de doença!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  4. Cat

    Wow, não sabia disso

    • Bru Pacífico

      Informação muito importante, né Cat?!
      Beijos
      Bru

  5. Aninha

    Bru, adorei o artigo!

    No ano passado perdi meu gatinho. Vínhamos tratando de várias coisas (inflação na gengiva, um câncer no nariz…como descrito no texto) já há um bom tempo e nunca ninguém havia me falado sobre esse vírus.
    Até que na reta final um veterinário comentou sobre a existência, mas daí as outras doenças ‘oportunistas’ já estavam avançadas e não havia muito o que fazer.

    Parabéns pela iniciativa e pela escolha dos temas, é uma chance de podermos cuidar melhor dos nossos bichinhos. Nós que amamos animais agradecemos.

    Bjs!

  6. PEDRO

    OLÁ gostei muito da sua materia tenho uma pagina de caes e gatos e gostaria de saber se posso passar seu comentario pra frente pra mais pessoas ficarem sabendo sobre o problema ,
    pois maioria dos meus amigos tem gatos

• Assuntos Relacionados •