No frio muitas pessoas que tem a pele seca pioram e sofrem com coceira e lesões cutâneas. Se você é uma delas, atenção: você pode ter dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença em que há ressecamento da pele e maior sensibilidade ao frio, cremes, bactérias e outros fatores. É mais frequente em pessoas com rinite alérgica e asma, geralmente inicia-se na infância e tende a melhorar após a adolescência, mas nem sempre isso acontece.

Tudo começa com o ressecamento da pele, que é acentuado por banhos quentes e longos, uso de muito sabonete e falta de hidratante. A partir dai, podem surgir lesões avermelhadas que coçam e descamam. Os locais mais frequentes são nas dobras dos cotovelos, joelhos e abdômen. Ou então lesões esbranquiçadas e ressecadas nos braços e troncos, que também são manifestações da dermatite atópica.

Antes que apareçam as lesões, é importante evitá-las através de medidas simples. O banho deve ser morno e não muito demorado, o que é difícil no inverno, e usando pouco sabonete. Após o banho, aplicar uma boa camada de hidratante no corpo todo e reaplicar durante o dia se a pele ressecar. Existem hidratantes específicos para pele atópica que podem ser encontrados nas farmácias. Nas lesões, cremes contendo corticoides ou imunomoduladores podem ajudar, mas devem ser prescritos por dermatologista e a pela reavaliada constantemente.

Conforme o inverno vai passando, a pele vai melhorando, mas os cuidados devem ser mantidos, principalmente o uso do hidratante.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

 

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

20 Comentário:Você tem Dermatite atópica?

  1. Lari

    Bru, amo suas dicas e a delicadeza dos seus posts!
    Mudando um pouco de assunto, percebi que você tem olheiras um pouco escurinhas, dá umas dicas de como disfarçar olheiras e os produtos que você usa! Aquele 3 em 1 da avon é bom para disfarça-las? Uso o Studio finish da MAC mas não acho prático pro dia-a-dia pois não uso base no rosto todo e o acabamento não fica tão bom assim…
    Beeijoss

  2. Fernanda

    Bru, meu irmao tem dermatite atopica e realmente sofre com o frio, por isso minha mae gostou desse post. Tambem estamos aqui em Miami, no Peninsula e gostariamos de saber se tem algum creme para dermatite atopica que poderiamos encontrar por aqui em alguma farmacia.
    Beijos Fe

  3. Vanessa

    Quando vi o título do post não acreditei hehe, tenho dermatite e é realmente bem chato! E não só no inverno, o calor do verão também castiga um pouco, infelizmente é um tratamento diário. Sem contar que gilette é meu maior vilão. Parabéns Bru, continue assim, beijinhos =)

  4. Daniela

    Olá Bruna,mto legal o post. Eu tenho dermatite atópica desde meus 3 anos de idade, então o cuidado é constante. Sempre usei hidratantes a base de ureia, melhora bem, atualmente estou usando Uremol fluid, muito bom.. Sem falar dos outros cuidados e o mais importante, fazer acompanhamento no dermatologista. bjinhos

  5. Bárbara

    Adorei o post. Tenho dermatite também e descobri quando era bem pequenininha, então já aprendi desde cedo que seria um cuidado eterno rs. graças a Deus hoje nao tenho mais tantos problemas com essas lesões nas dobras das pernas e nos braços… São tantos cuidados, mas com acompanhamento de um dermatologista e uma certa disciplina a pele melhora bastante.

  6. Karol

    Eu tenho dermatite, mas a minha piora no calor. Tenho que tomar banho de creme…hahahah e a hidrataçao da pele realmente melhora muito as coceiras com o tempo. Eu usava o Cetaphil Advanced e agora uso um da Neutrogena.
    Adoro o blog!!! Beijos.

  7. celia spavieri

    Ola Bruna meu filho tem dermatite atópica , sei bem o quanto é chato hidratar resolve, mas o que melhora mesmo é mudar a alimentação sendo leve sem corantes e de quebra elimina uns quilinhos rsrsrs bjus

  8. Bru Pacífico

    Oi Celia,
    Bom saber que a alimentação também ajuda a melhorar a dermatite.
    Obrigada pela dica!
    Beijos
    Bru

  9. Bru Pacífico

    Oi Karol,
    Deve ser muito chato quando isso acontece no verão, mas sempre tome bastante cuidado com a sua pele!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  10. Bru Pacífico

    Oi Bárbara,
    Imagino que o cuidado deve ser enorme, mas foi o que você disse, se cuidar direitinho melhora, né!?
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  11. Bru Pacífico

    Oi Daniela,
    Adorei a sua dica e é sempre bom saber que é preciso ter muito cuidado com a pele, né?!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  12. Bru Pacífico

    Oi Vanessa,
    Imagino como deve ser chato, mas continue sempre cuidando da sua pele!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  13. Bru Pacífico

    Oi Fe,
    Infelizmente não sei te dizer de algum creme que tenha por aqui.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  14. Bru Pacífico

    Oi Lari,
    Realmente sofro com olheiras, e até hoje não encontrei um produto que achasse maravilhoso.
    Vou ver se faço um post sobre o assunto!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  15. Dana Raquel Bryant

    You got a really useful blog. I have been here reading for about an hour. I am a newbie and your success is very much an inspiration for me.

  16. Juliana Milagres Tostes

    Esse hidratante é realmente difícil de achar aqui no Brasil, se acha mais nas principais das principais farmácias e com perigo de não ter. Como esse hidratante que eu uso é de uma marca boa e conhecida fora, é capaz de achar em outros países. Se chama LIPIKAR BAUME AP – La Roche-Posay.

  17. inalda

    meu filho tem dermatite atopica desde que nasceu e um excelente hidratante é FISIOGEL AI, foi a dermatologista que passou, segundo ela esses hidratantes não faz efeito algum.

  18. inalda

    Bru, vc sabe dizer se quem te dermatite atopica pode criar cachorro? tenho um filho de 4 anos e ele pee um cachorrinho, porém tenho receio de não ser legal. No entanto o emocional dele pode melhorar e vc sabe que a dermatte é muito ligada ao emocional.

  19. inalda

    olá Celia, meu filhinho tem dermatite desde bebê, hj ele tem 4 anos e ainda sofre bastate, inclusive eu. Concordo que mudar alimentação melhora,mas sei o que ele não pode comer como: chocolate, iorgute, ovos, bombons etc. mas gostaria é de saber o que pode?

  20. Nicole

    Olá Inalda, vá até um alergista e peça o exame anti alérgico,
    lá ele coloca a opção de pelo de cachorro, sei disso porque sofro com essa dermatite, e no meu caso não posso chegar perto de gatos e cachorros, é muito ruim :/
    E tem muuuuuuita haver com o emocional realmente, quando estou ansiosa minha pele fica terrível.
    Vale apena vc procurar um alergista, as vezes ele não tem esse tipo de reação e vc pode melhorar o emocional dele comprando o cachorrinho. rsrs Beijos

• Assuntos Relacionados •