A resposta é: depende. Devemos tomar vários cuidados antes de decidir levar o nosso animal de estimação para viajar de avião. Levamos em conta a idade, o tamanho, raça e o estado de saúde do animal, além do destino da viagem e companhia aérea escolhida.

Algumas empresas não permitem o transporte de filhotes menores de 2 meses. Enquanto algumas empresas permitem que os passageiros embarquem com seus animais na cabine como “bagagem de mão”, outras só autorizam o animal viajar no compartimento de carga que, hoje em dia, é pressurizado e tem a temperatura controlada. Há também limite de tamanho do animal para ser transportado na cabine. Há raças que podem ser impedidas de embarcar em dias muito quentes, principalmente as de focinho curto como Bulldog, Pug, Persa e Exótico.

O tamanho da caixa de transporte também é importante. Algumas empresas autorizam o proprietário levar o animal na cabine desde que seja de pequeno porte. O limite de peso é de, normalmente, até 10 kg contando o peso da caixa e do animal; e o tamanho da caixa, em torno de 36cm de comprimento, 33cm de largura e 25cm de altura em média. O animal deve conseguir se virar dentro da caixa. Os animais são aceitos na classe executiva e econômica.

Todo animal que vai viajar precisa passar por avaliação de um Médico Veterinário até 1 semana antes do embarque para ser feito um Atestado de Saúde. É também obrigatória a apresentação da carteira de vacinação contra Raiva (realizada entre 1 a 12 meses antes da viagem).

Para viagens nacionais, é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Raiva e o Atestado de Saúde. Já para viagens internacionais, é necessária a apresentação de Teste Sorológico para Raiva realizado 3 meses antes da viagem. Muitos países também pedem que o animal tenha um Microchip para sua identificação. Além disso, é necessário marcar uma avaliação no Ministério da Agricultura para conseguir o Certificado Zoo Sanitário (CZI), válido por 10 dias.

É muita coisa pra fazer! Antes de comprar sua passagem, entre com contato com a companhia aérea para não ter nenhuma surpresa no dia do embarque. Contate também o consulado ou embaixada do país de destino para se informar sobre as leis de entrada de animais de outros países.

por Dr. Laurence Von Galen

Animais viajando de avião01

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentário:Vou viajar de avião. Posso levar meu animal?

  1. Fe

    Adorei o post! Levei minha princesa na cabine no começo do mes e deu tudo certo!!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. Pimenta e Limão

    ai meu sonho viajar com meus peludos, mas ainda nao rolou !

  3. Thuany

    Gostei pois foi bem esclarecedor! Eu sempre mandei o meu bebê no compartimento de cargas pq achei que a única alternativa. Agora tô informada, haha! Beijo!

  4. Bruna do Vale

    Adorei o post. Mas algo em que sempre pensei em levar o peludo pra voar foi no ouvidinho deles, que é tão sensível.. Como faz? Se a gente tem que tomar cuidado pra não sentir a dor da pressão lá em cima, e eles??

  5. Paty

    Adorei!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles e acessorios:

    http://www.thegavlaks.com

  6. Sâmia Chedid

    Bru, te enviei um e-mail sobre um cachorro.
    Não sei o que eu faço, então decidi procurar você.
    Espero que possa ajudar.
    Beijos

  7. Gabi e Pequeno

    Oi, se for um animal de pequeno porte, um hamster chinês (meu “pet”) com 1 ano e 11 meses, com aproximadamente de 200 para 250 gramas (ou mais), sem ter atestado médico ou ter ido ao veterinário 1 mês antes da viagem (pois o estado de saúde é bom), e sem ter tomado vacina contra raiva (pois nunca foi raivoso), tem como levar ele tipo bagagem de mão? Obrigada e por favor me responda até o dia 08/07. Pois um dia depois vou viagar.

    • Gabi e Pequeno

      O comentàrio certo é o de baixo.

  8. Gabi e Pequeno

    Oi, se for um animal de pequeno porte, um hamster chinês (meu “pet”) com 1 ano e 11 meses, com aproximadamente de 200 para 250 gramas (ou mais), sem ter atestado médico ou ter ido ao veterinário 1 mês antes da viagem (pois o estado de saúde é bom), e sem ter tomado vacina contra raiva (pois nunca foi raivoso), tem como levar ele tipo bagagem de mão? Obrigada e por favor me responda até o dia 08/07. Pois um dia depois vou viagar. A empresa é Gol

    • Beatriz

      cadê a resposta?

    • Natália

      Olá Gabi e Pequeno, você conseguiu levar seu hamster ?

  9. Vamos Campelo

    Sabe se posso levar no colo um Hamster chinês? Ele é muito pequeno. São 1:30 já de viagem. Muito pouco tempo
    O que preciso fazer?

• Assuntos Relacionados •